Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Jr Pneus

Histórico

Imagem ilustrativa conselho de Agrangência

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CEPRAG

A Cooperativa de Eletricidade Praia Grande - CEPRAG, foi fundada no dia 02 de junho de 1963, concretizando o sonho de 71 moradores e 03 entidades, liderados pelo Senhor Vergilino Francisco Pereira e os Freis Protásio e Gervásio, com o nome de Cooperativa de Eletrificação Rural de Praia Grande Ltda, mais tarde, por força de lei, alterado para a atual nomenclatura.

Desde a sua fundação, seu principal objetivo, conforme consta do estatuto social, a exemplo de tantas outras similares existentes no estado e até mesmo no país, foi o de atender as comunidades agrícolas, comércio e pequenas indústrias rurais que se instalaram na sua área de atuação, atendendo os municípios de Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres, contando atualmente com aproximadamente 17.326 (dezessete mil, trezentos e vinte seis) associados.

A eletrificação da zona rural, bem como das pequenas comunidades do interior, sempre foi um instrumento indispensável para o desenvolvimento da nossa região, oferecendo ao produtor rural, a infraestrutura necessária ao aumento da produção e/ou produtividade e do seu bem estar. A iluminação, o bombeamento, a purificação e o aquecimento da água, o cultivo, a secagem e beneficiamento de grãos, o suprimento às necessidades da saúde, comércio, pequenas indústrias, poderes, iluminação pública e prestadores de serviços, são alguns benefícios que, se atendidos com presteza e dedicação, que é o que estamos procurando fazer ao longo destes últimos 49 anos, melhoraram e muito o cotidiano da vida no meio rural e nas nossas pequenas comunidades.

O respeito às diferenças culturais, é outro fator importante em nossa Cooperativa. Cada município de nossa área de atuação tem características muito próprias. No município de Praia Grande, o destaque é para seu parque industrial, onde é grande o número de operários e trabalhadores, destaque para o número de mulheres operárias que hoje já representa 50% do efetivo. Em São João do Sul, mais de 80% do município é agrícola. E em Passo de Torres, além da colônia de pescadores, e de um comércio forte, os veranistas trazem uma quarta realidade cultural. Neste sentido a CEPRAG tem procurado estar adequado a atender a demanda de cada associado, respeitando a sazonalidade de cada uma de suas atividades.

A Diretoria da CEPRAG, irmanada nos princípios cooperativistas, vem procurando servir da melhor maneira possível os seus Associados e Consumidores, oferecendo além dos serviços imediatos, energia com continuidade e de boa qualidade, para que sejam alcançados os objetivos as sociedade, que são o de levar aos mais distantes pontos de sua área de atuação, os benefícios da energia elétrica, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e o bem estar de todos, principalmente, evitando o “êxodo rural”, que só aumentam os problemas sociais nas periferias das cidades maiores.

Visando sempre um melhor atendimento aos associados e consumidores, a CEPRAG mantém escritórios e equipes de trabalho em Praia Grande, São João do Sul, Passo de Torres e Rosa do Mar, Município de Passo de Torres.

Nos dias de hoje, a CEPRAG por ser uma empresa solidária e que pratica o 7º  Principio  Cooperativista  “O  Interesse  pela  Comunidade”,  também presta efetivamente, relevantes serviços de assistência a diversas entidades beneficentes, e desde o ano de 2.009, quando assumiu a atual diretoria, vem investindo e desenvolvendo dois grandes projetos sociais. O Projeto COOPERJOVEM, que já existe desde 2.001 em nosso estado, e que a CEPRAG foi pioneira no ramo de infraestrutura a aderir ao projeto. E também o Projeto Planeta Luz, direcionado aos Clubes de Mães que hoje atende mais de 400 mulheres em nossos municípios de atuação, oferecendo oficinas de artesanato. Nos dois projetos a ênfase é no resgate do sentido do cooperativismo. Exercitando assim, sua responsabilidade social.

Sua Administração é feita por um conselho, cujo presidente atual é o senhor Olívio Nichele, popularmente conhecido como Gringo.