Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Sobre
Confira a evolução histórica, missão e o jubileu de ouro da CEPRAG

A Cooperativa de Eletricidade Praia Grande - CEPRAG, foi fundada no dia 02 de junho de 1963, concretizando o sonho de 71 moradores e 03 entidades, liderados pelo Senhor Vergilino Francisco Pereira e os Freis Protásio e Gervásio, com o nome de Cooperativa de Eletrificação Rural de Praia Grande Ltda, mais tarde, por força de lei, alterado para a atual nomenclatura.

Desde a sua fundação, seu principal objetivo, conforme consta do estatuto social, a exemplo de tantas outras similares existentes no estado e até mesmo no país, foi o de atender as comunidades agrícolas, comércio e pequenas indústrias rurais que se instalaram na sua área de atuação, atendendo os municípios de Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres, contando atualmente com aproximadamente 17.326 (dezessete mil, trezentos e vinte seis) associados.

A eletrificação da zona rural, bem como das pequenas comunidades do interior, sempre foi um instrumento indispensável para o desenvolvimento da nossa região, oferecendo ao produtor rural, a infraestrutura necessária ao aumento da produção e/ou produtividade e do seu bem estar. A iluminação, o bombeamento, a purificação e o aquecimento da água, o cultivo, a secagem e beneficiamento de grãos, o suprimento às necessidades da saúde, comércio, pequenas indústrias, poderes, iluminação pública e prestadores de serviços, são alguns benefícios que, se atendidos com presteza e dedicação, que é o que estamos procurando fazer ao longo destes últimos 49 anos, melhoraram e muito o cotidiano da vida no meio rural e nas nossas pequenas comunidades.

O respeito às diferenças culturais, é outro fator importante em nossa Cooperativa. Cada município de nossa área de atuação tem características muito próprias. No município de Praia Grande, o destaque é para seu parque industrial, onde é grande o número de operários e trabalhadores, destaque para o número de mulheres operárias que hoje já representa 50% do efetivo. Em São João do Sul, mais de 80% do município é agrícola. E em Passo de Torres, além da colônia de pescadores, e de um comércio forte, os veranistas trazem uma quarta realidade cultural. Neste sentido a CEPRAG tem procurado estar adequado a atender a demanda de cada associado, respeitando a sazonalidade de cada uma de suas atividades.

A Diretoria da CEPRAG, irmanada nos princípios cooperativistas, vem procurando servir da melhor maneira possível os seus Associados e Consumidores, oferecendo além dos serviços imediatos, energia com continuidade e de boa qualidade, para que sejam alcançados os objetivos as sociedade, que são o de levar aos mais distantes pontos de sua área de atuação, os benefícios da energia elétrica, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e o bem estar de todos, principalmente, evitando o “êxodo rural”, que só aumentam os problemas sociais nas periferias das cidades maiores.

Visando sempre um melhor atendimento aos associados e consumidores, a CEPRAG mantém escritórios e equipes de trabalho em Praia Grande, São João do Sul, Passo de Torres e Rosa do Mar, Município de Passo de Torres.

Nos dias de hoje, a CEPRAG por ser uma empresa solidária e que pratica o 7º Principio Cooperativista “O Interesse pela Comunidade”, também presta efetivamente, relevantes serviços de assistência a diversas entidades beneficentes, e desde o ano de 2.009, quando assumiu a atual diretoria, vem investindo e desenvolvendo dois grandes projetos sociais. O Projeto COOPERJOVEM, que já existe desde 2.001 em nosso estado, e que a CEPRAG foi pioneira no ramo de infraestrutura a aderir ao projeto. E também o Projeto Planeta Luz, direcionado aos Clubes de Mães que hoje atende mais de 400 mulheres em nossos municípios de atuação, oferecendo oficinas de artesanato. Nos dois projetos a ênfase é no resgate do sentido do cooperativismo. Exercitando assim, sua responsabilidade social.

Sua Administração é feita por um conselho, cujo presidente atual é o senhor Olívio Nichele, popularmente conhecido como Gringo.

Missão

“Distribuir energia elétrica de acordo com os padrões de qualidade, através da melhoria contínua dos processos, investindo em tecnologia, qualidade no atendimento e capacitação dos funcionários. Visando a satisfação dos consumidores, contribuindo para o crescimento sólido e sustentável, com base nos princípios cooperativistas.”

“COOPERAR é unir-se a outras pessoas para conjuntamente enfrentar situações adversas, no sentido de transforma-las em oportunidades e bem estar econômico e social“

“COOPERATIVISMO é o movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. È um sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa as necessidade do grupo e não do lucro. Busca a prosperidade conjunta e não individual.“

“COOPERATIVA é uma organização de pessoas que se baseia em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.“

E foi pensando no bem estar social e no desenvolvimento de nossa região, que no dia 02 de Junho de 1963, um grupo de 74 praigrandenses decidiram fundar uma Cooperativa de Energia elétrica, que no ano de 2013, comemorou seu Jubileu de Ouro. Confira abaixo video comemorativo dos 50 anos: